Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Crédito a favor do empresário, por Nelson Santiago para o Diário Catarinense

O mercado cada vez mais competitivo, em especial por conta da invasão maciça de produtos importados a custos extremamente baixos, exige dos empreendedores catarinenses um constante investimento em equipamentos e modernização, além da busca incessante por ganho de produtividade.

Com receio do aumento do endividamento e do pagamento de juros a instituições financeiras, muitos empresários acabam optando por realizar negócios com recursos próprios, muitas vezes desconsiderando o tempo necessário para o retorno do investimento e, ainda mais delicado, descapitalizando a empresa.

Sem fôlego após fazer o investimento com seu próprio caixa, frequentemente o empresário acaba recorrendo às instituições financeiras buscando financiamentos para capital de giro. Trata-se de um grande erro, porque o custo do giro tende a ser no mínimo o dobro do crédito destinado a investimento. Além de ter prazo muito mais reduzido para pagamento.

O planejamento favorece muito o empreendedor que, com a procura das linhas corretas voltadas ao investimento, pode conseguir taxas menores e prazos mais dilatados, gerando um comprometimento menor do seu fluxo financeiro mensal. De quebra, mantém recursos em seu caixa, podendo aproveitar oportunidades de compra de matéria-prima com preços melhores para pagamento à vista, por exemplo. Ou simplesmente preparando-se para imprevistos financeiros.

O financiamento usado de maneira programada permite que o empresário use a seu favor as instituições financeiras, a crescente oferta de crédito, as constantes reduções de taxas de juros e, consequentemente, promova o crescimento seguro do seu empreendimento. (Diário Catarinense 19.09.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.