
Conscientizar empregados, patrões e a população em geral sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento é o remédio mais eficiente para acabar com esta doença. Por isso, desde 2000, o último dia de fevereiro é lembrado em vários países como o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/Dort.
As lesões ou distúrbios ocupacionais são quase sempre previsíveis e, mesmo assim, ainda cresce o número de casos. Qualquer movimento repetitivo, má postura, falta de otimização das condições de trabalho, baixo condicionamento físico e trabalho ininterrupto com jornadas excessivas pode colocar os trabalhadores sob o risco da LER/DORT.
As LER/Dort são siglas que abrigam diversas doenças, tais como tendinite, tenossinovite, bursite, síndrome do túnel do carpo, entre outras e, segundo dados do INSS, são atualmente a segunda causa de afastamento do trabalho. Além de incapacitante profissionalmente, as LER causam muita dor e demandam longos períodos de afastamento para tratamento. A maior incidência da doença ocorre com trabalhadores na faixa etária de 30 a 40 anos e o maior número de casos é registrado entre mulheres, que são mais vulneráveis por conta de sua constituição física.
Veja abaixo os sintomas e como se manifestam as doenças mais comuns relacionadas às LER/Dort:
Tendinite - Inflamação aguda ou crônica dos tendões. Manifesta-se com mais freqüência nos músculos flexores dos dedos e geralmente é provocada por dois fatores; movimentação freqüente e período de repouso insuficiente.
Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados a dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.
Tenossinovite - Inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões. Assim como a tendinite os dois principais fatores causadores da lesão são; movimentação freqüente e período de repouso insuficiente.
Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.
Síndrome de De Quervain - Constricção dolorosa da bainha comum dos tendões do longo abdutor do polegar e do extensor curto do polegar. quando friccionados, esses tendões costumam inflamar.
O principal sintoma é a dor muito forte, no dorso do polegar.
Um dos principais fatores causadores deste tipo de lesão está no ato de fazer força torcendo o punho.
Síndrome do Túnel do Carpo - Compressão do nervo mediano no túnel do carpo.
As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite - os tendões inflamados levam a compressão crônica e intermitente da estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo: o nervo mediano.
A melhor tática contra a DORT é a prevenção. Por isso, o dia da conscientização foi criado. Veja as dicas que poderão ajudá-lo a combatê-la.
Preste atenção à ergonomia. Definida pela Associação Internacional de Ergonomia como a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Assim, quando formos escolher o mobiliário de nosso escritório, é fundamental dar importância àqueles projetados de acordo com as normas da ABNT. Caso você se sinta desconfortável entre em contato com a equipe da Cipa do Badesc (Isabela, Lizete e Déris).
Estabeleça pausas. Embora não exista um cálculo preciso acerca do tempo necessário, tente se dar uma pausa de 5 a 10min a cada 1 hora sentado. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, se possível alongando braços, pernas e pescoço. Fica a dica para um café longe de sua sala.
Participe da ginástica laboral oferecida pelo Badesc três vezes por semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante.