A ideia do Tamar surgiu nos anos 70 através de um grupo de estudantes de oceanografia que viajavam para praias desertas para realizar pesquisas. Naquela época, no Atol das Rocas, os pesquisadores documentaram pescadores matando tartarugas-marinhas. Fotos e alguns relatórios foram enviados às autoridades, que estavam querendo iniciar um programa de conservação marinha dando início ao programa e se desdobrando no Projeto Tamar, fundado em 1980.
Nessas bases funcional os museus que tem como objetico promover o desenvolvimento local gerando empregos diretos e indiretos e são essenciais na concientização das comunidades sobre o ecossistema marinho e a necessidade de preservá-lo.
O Tamar da Barra da Lagoa possui uma estrutura de cinco tanques, com espécies de tartarugas “brasileiras” em diferentes fases de vida. Um local ideal para uma tarde com filhos pequenos e adolescentes.
O museu possui espaço infantil para recreação, painéis educativos, réplicas de espécimes em fibra, museu de esqueletos e cascos de tartaruga. Durante a visita, o público conta com monitores preparados para tirar dúvidas e apresentar o museu.
Visitando o local, pode-se aprender, divertir e colaborar com o projeto, pois as entradas no valor de R$ 8 por adulto, revertem-se em benefícios para o Tamar.
O Museu funciona diariamente das 9h30min às 17h30min. Informações pelo telefone 048.3236.2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante.