quarta-feira, 18 de abril de 2012

Badesc Emergencial é apresentado aos municípios da SDR Videira

Preocupada com a estiagem que assola a região e buscando alternativas para amenizar o impacto da seca na economia local, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira promoveu, na manhã desta terça-feira (17), um encontro entre os municípios que compõe a Regional e a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S. A. (Badesc). O objetivo da reunião foi apresentar o Programa Badesc Emergencial, voltado para empresas sediadas em municípios que decretaram estado de emergência em razão da seca.
De acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Justiniano Pedroso, este programa visa diminuir a burocracia e acelerar a aprovação de linhas de créditos para empresas situadas em municípios que estão sofrendo direta ou indiretamente com a estiagem. “O Badesc Emergencial permite uma injeção imediata de recursos para que a economia da local se recupere."
A linha de financiamento emergencial atende empresas de todos os segmentos e portes, com empréstimos de R$ 30 mil a R$ 500 mil, de acordo com o faturamento da empresa, e taxas a partir de 1,17% ao mês, com prazo de pagamento de até 48 meses e com um ano de carência. Os empresários interessados neste recurso devem entrar em contato com o diretor-geral da SDR de Videira, Nery Frizzo, ou com a Gerência de Planejamento.
A Defesa Civil vai atuar junto com o Badesc neste Programa, assegurando se o município estava, ou não, em estado de emergência e se a empresa foi afetada direta ou indiretamente pela estiagem. Pedroso exemplificou que o atingido diretamente é o produtor rural que perdeu sua safra. Já indiretamente é o comerciante que vendeu para o agricultor e ficou sem receber, uma vez que o produtor perdeu a safra.
Para Frizzo, o Badesc Emergencial vem em um bom momento, já que todos os municípios da Regional de Videira decretaram Situação de Emergência por causa da estiagem, com exceção de Fraiburgo. “O governador Raimundo Colombo e seu vice Eduardo Pinho Moreira, pediram celeridade nas ações de combate a estiagem. A SDR Videira e o Badesc uniram forças e hoje estamos trazendo este incentivo para que economia local não seja prejudicada”, declarou. “Tenho certeza que muitos empresários da região vão aderir ao Badesc Emergencial”, acrescentou Frizzo.


SDR Videira Josiani Ugolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.