segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Palavra do Presidente

Boa tarde.

No dia da minha posse coloquei, entre as metas como presidente do Badesc, realizar um planejamento estratégico participativo (com ênfase no participativo), definindo os rumos da instituição no período 2011-2014. Reforcei essa intenção quando conversei com todos os colaboradores, no nosso bate-papo informal de chegada, na frente do posto bancário. Confesso que o início do processo demorou um pouco mais do que eu gostaria, por conta de alguns percalços. Mas o importante é que ele está em andamento e segue em ritmo acelerado, com bons resultados. O trabalho está a cargo da Gerência de Planejamento e Inovação - Gplan, com a contratação de uma empresa de consultoria que atua como apoio. O papel dessa empresa é o de trazer uma visão externa para o processo, além de ser um facilitador de sua operacionalização.

Há alguns dias concluímos a segunda fase do nosso planejamento, o Diagnóstico Estratégico, realizado através das discussões em grupo, para as quais todos os funcionários foram convidados a participar e dar suas opiniões sobre a empresa, nossos desafios e a visão que cada um tem sobre o futuro da agência. Quero agradecer a participação de todos que atenderam ao chamado, pois ela é fundamental na construção de um plano que não é meu. Não é da Diretoria. Não é da Gplan. É do Badesc. E, portanto, tem que ser construído por todos que fazem parte da instituição. Até porque ele mira o longo prazo. E a aplicação deste planejamento dependerá não apenas da Diretoria, mas sim dela, das gerências e de todo o conjunto do corpo funcional da agência.

Na primeira fase, definimos a visão e a missão do Badesc. Na segunda etapa, vocês construíram o diagnóstico interno. Agora, inicia-se a terceira fase, que é a busca de informações sobre a imagem que temos junto ao mercado. A Gplan e a consultoria irão questionar alguns clientes nossos (prefeituras, empresas e OSCIPs de microcrédito), além de entidades de classe como Fiesc e Facisc, sobre como elas nos vêem. Quais são, aos olhos delas, nossos pontos fortes e fracos.

Feito isso, teremos uma radiografia ‘de dentro’ e outra ‘de fora’, que serão unidas para que, com base nelas, partamos para as duas últimas etapas: a definição dos objetivos estratégicos e das metas institucionais. Elas serão o norte que seguiremos nos próximos anos, dando ao Badesc um rumo claro, definido por quem o conhece bem (os colaboradores) e aqueles que consomem os nossos produtos (o mercado). Para garantir a execução do que foi traçado, teremos ainda a necessidade de fazer um constante trabalho de acompanhamento. Mas isso será uma etapa posterior.

Abraço,

Nelson Santiago

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